ORGANIZAÇÃO
Foi, desde o início do desenvolvimento deste trabalho fotográfico, criado um sistema de organização do arquivo por tipologias de película, cada uma delas numerada em sequência cronológica crescente: na negativos 120; nb negativos 135; nc negativos cor 120; nd negativos cor 135; db diapositivos cor 135; dc diapositivos cor 120.
O arquivo de fotografia digital foi iniciado no ano de 1999. Dentro deste arquivo existem dois conjuntos base.
Portugal Património – Guia-Inventário do Património Cultural e Natural, em sítio, de Portugal, publicado pelo Círculo de Leitores, nos anos de 2007 e 2008, foi a obra editorial que serviu de base a esta recolha fotográfica. Embora a obra seja bastante extensa, pois desenvolve-se em dez volumes, mais dois complementares, apenas uma pequena parte do trabalho foi publicado, não chegando esse número a 1 % das fotografias realizadas. É um arquivo constituído por um conjunto de fotografias que ultrapassa as 611.000 (seiscentas e onze mil). Para a sua realização, entre os anos 2000 e 2008 foram percorridos mais de 300.000 quilómetros. Foram realizadas mais de 9.000 horas de trabalho no terreno, sendo, sensivelmente, o mesmo número de horas dispensado em tarefas de organização do arquivo, em trabalho de escritório. As fotografias foram realizadas na quase totalidade das mais de 4300 freguesias portuguesas, que integram os 308 concelhos, de Portugal.
A numeração destas fotografias é organizada num código alfanumérico de oito dígitos: duas letras (fi) e seis algarismos, em numeração crescente desde fi000001.
Um segundo conjunto teve origem sensivelmente na mesma data do anterior e reúne todo o conjunto de fotografias que não foi feita para o trabalho anteriormente referido (Portugal Património). À semelhança deste arquivo a numeração das fotografias é também organizada num código alfanumérico de oito dígitos: duas letras (dg) e seis algarismos, em numeração crescente desde dg000001. Esta organização e numeração (dg) foi criada por forma a responder às necessidades de desenvolvimento específicas do trabalho realizado e dos vários projectos documentais e criativos efectuados e em realização.