Este projeto representa uma muito pequena seleção da obra fotográfica de Orlando Ribeiro, mas creio que uma boa amostragem do trabalho por ele desenvolvido sobre o território português. Os seus registos cobrem a Europa, a América do Sul e do Norte, a África e alguns pontos da Ásia. Em todos estes continentes, foi dada a maior prioridade ao mundo de expressão portuguesa. Além desta diversidade geográfica existe também uma grande variação temática no seu trabalho. A grande maioria das fotografias do seu arquivo são, de facto, imagens de território, de paisagem e de aglomerados urbanos, na linha daquelas que apresentamos no trabalho que agora publicamos. Mas, no entanto, existem muitas fotografias de caracterização das atividades humanas, retratos de pessoas, onde se nota a preocupação de fixação, não apenas do vestuário e das características fisionómicas das populações mas, muito também, da própria expressão facial das pessoas com quem contactava Orlando Ribeiro; muitas seriam, creio, fontes preciosas de informação para o seu trabalho. A sua escrita está imbuída desse conhecimento que não se encontra nos livros. Mas ainda existe um terceiro grupo de fotografias que eu apelaria, simplificando, de «fotografias geológicas». São fotografias de detalhe feitas no leito dos rios, em derrocadas e, muito particularmente, nas escavações em desaterro resultantes da abertura de estradas. Estas fotografias contêm informação muito útil para o entendimento da constituição dos solos e são contributos de grande valor para a interpretação da geologia das paisagens, da forma como se formou e se transformou a superfície terrestre, no decurso do tempo longo. (p.9)
samarra
Samarra de Orlando Ribeiro. Vale de Lobos, 1997.